Home / Modelos / Carta de desligamento de funcionário pronta – Word e PDF

Carta de desligamento de funcionário pronta – Word e PDF

Quando um funcionário decide sair de uma empresa, seja lá por qual motivo for, o ideal é que tudo seja feito da maneira mais correta possível. Normalmente, além de uma eventual conversa com o empregador, é feito um pedido formal de desligamento. Veja abaixo nosso modelo de carta de desligamento de funcionário pronta em Word e PDF.

O que é uma carta de desligamento?

Carta de desligamento é um documento que formaliza o interesse do funcionário de sair da empresa.

No Brasil nenhum funcionário é obrigado a trabalhar em nenhuma empresa, portanto, caso o empregado decida pedir desligamento, o empregador nada pode fazer, ou seja, a empresa não pode impedir o funcionário de sair.

Para manutenção de bons contatos, contudo, recomendamos que o funcionário sempre converse com seu empregador antes de efetivamente pedir desligamento. Não é positivo se indispor e é sempre importante manter portas abertas.

Feita a conversa, é o momento de apresentar seu modelo de carta de demissão.

Carta de desligamento de funcionário deve ser feita a mão?

Normalmente exige-se que a carta de desligamento seja feita a mão pelo funcionário. Portanto, mesmo você conseguindo aqui o modelo de carta de desligamento de funcionário pronta em word e PDF, o ideal é que você transcreva a mão.

Isso é feito para mostrar que o funcionário decidiu, por vontade própria, pedir desligamento.

Um modelo pronto e feito no computador poderia levar a entender que o funcionário teria sido coagido a pedir desligamento e apenas assinado um modelo pronto, às vezes, feito pela própria empresa.

Por essa razão, não importa o motivo do desligamento ou mesmo a qualidade do seu relacionamento entre funcionário e empresa, é importante a carta de desligamento seja feita à mão.

Modelo de Carta de Deligamento de Funcionário em Word e PDF

Como então fazer a carta de demissão?

A boa notícia é que uma carta de demissão feita a mão é simples, direta e curta.

Dessa forma, mesmo devendo ser escrita de próprio punho, não será muito trabalhoso.

O funcionário não precisa explicar os motivos da saída, apenas precisa avisar que está se deligando da empresa.

Feita a carta de demissão, uma via deve ser protocolizada na empresa e outra deve ficar com o funcionário. A via da empresa deve ser deixada lá e alguém responsável pela mesma deve marcar a data, hora do recebimento e assinar a via do funcionário. Esse é o comprovante de que o pedido foi entregue na empresa. Chamamos esse procedimento de protocolizar o pedido.

Abaixo seguem links para você fazer download (baixar) nosso modelo de carta de desligamento pronta em word e pdf. Nosso modelo pode ser usado como carta de demissão com aviso prévio e com dispensa de aviso prévio.

Lembre-se: baixe o modelo para servir de referência, mas faça o seu escrito à mão:

Você conferiu, neste artigo, nosso modelo de carta de desligamento de funcionário – pronta em Word e PDF

Preencha seu e-mail e receba nossos artigos gratuitamente!
Garantimos sua privacidade. Não divulgamos seu e-mail!